domingo, 16 de dezembro de 2012

Bom Sinal de inverno para o sertão Nordestino 2013 , O Mandacaru ou Cardeiro Florido



Sou um observador da natureza e nordestino  e parabenizo  o companheiro pelo trabalho fotográfico . Estou reproduzindo com intuito de aumentar   a esperança do agricultor Sertanejo  a Respeito de inverno  para 2013. Acrescento que sou  agricultor também  e logo que a chuva caia eu lançarei a semente de milho , feijão e melancia no solo. Adianto que a experiência das pedras de sal na noite do 12/12/2012 para o dia 13/12/2012 foram boas , as seis pedras de sal  que corresponde aos meses de janeiro até Junho amanheceram     todas molhadas . uma linha d! água hora mais larga , ora mais fina.Vamos ter fé que vai dar certo, ok. 




 Mandacaru com flores
 
Mandacaru com botões florais
Abelhas nas flores do mandacaru
 O fruto do mandacaru 
 Bentivi no fruto do mandacaru


As fotos

Nestas fotografias, podemos observar a floração e frutificação do mandacaru. As fotografias foram obtidas na caatinga do município de Petrolina, PE.

Os fatos

O mandacaru (Cereus jamacaru P. DC.) é uma das cactáceas da caatinga de grande importância para o bioma. Uma das principais características dessa planta é que os habitantes da região Nordeste associam à floração do mandacaru a chegada das chuvas. Luiz Gonzaga consagrou o mandacaru com o xote das meninas em 1953, onde ele cantava que “mandacaru quando fulora na seca é o sinal que a chuva chega no Sertão...”. As flores do mandacaru apresentam coloração branca e abrem na madrugada quando são polinizadas, principalmente pelos morcegos. Durante o dia a flor começa a murchar e ainda serve de fonte de alimento para muitas abelhas nativas. O fruto do mandacaru é de cor avermelhada é muito apreciado pelos pássaros que consomem a polpa com as sementes e realizam sua dispersão em toda caatinga. Em anos de seca severa como a que está afetando o Sertão do Nordeste neste ano, o mandacaru tem sido severamente cortado pelos agricultores para alimentação dos animais. Com o corte não há floração e frutificação, afetando a dispersão dessa espécie. A floração que hora ocorre é uma grande esperança para os sertanejos, visto que já estamos a mais de 284 dias sem uma chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário