quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Candidato é preso pela PF por corrupção eleitoral


O ex-vereador da cidade de Cachoeirinha e candidato nessa eleição, Abdnego Fernandes da Silva, mais conhecido como Benego, foi preso na manhã dessa sexta-feira, 03, pela Polícia Federal de Araguaína por corrupção eleitoral e falsificação de documento. Segundo a PF, oito pessoas ainda foram indiciadas por envolvimento na região do Bico do Papagaio.

Em entrevista coletiva, realizada na tarde dessa sexta-feira, o Delegado Omar Peplow, explicou detalhes de como funcionava o esquema de corrupção Eleitoral, apresentou os documentos falsificados que foram apreendidos e adiantou que em Araguaína há dois suspeitos de envolvimento nos crimes.

A corrupção Eleitoral

Conforme o delegado da PF, o ex vereador, Abdnego Fernandes, pagava para eleitores da cidade de Tocantinópolis transferirem os títulos eleitorais para a cidade de Cachoeirinha onde era candidato ao Legislativo. Para comprovar o domicílio, os eleitores falsificavam contas de energia da Rede Celtins, incluindo os recibos da Caixa Econômica e de Lotéricas. Foram apreendidos 6 comprovantes de endereço, falsos.

Segundo Peplow, por se tratar de um domicilio eleitoral pequeno, onde um legislador se elege com aproximadamente 60 votos, e o candidato a vereador estava deslocando irregularmente 10 pessoas, isso influenciaria muito no resultado das eleições. Abdnego legislou em Cachoeirinha por dois mandatos, sendo o primeiro de 2001 a 2004 e o segundo entre 2005 e 2008, não sendo leito no último pleito.

A operação

A Operação da Polícia Federal, entre os dias 31 de Julho e 3 de Agosto, ocorreu no Bico do Papagaio, em São Sebastião, Carrasco Bonito, Augustinópolis, Tocantinópolis, Cachoeirinha, Tocantinópolis e outras cidades da região, onde foram constatados vários indicios de crimes eleitorais. A PF vai procurar identificar se há outros envolvidos, e se os recibos de pagamento eram falsos ou verdadeiros. Já a participação de funcionários da Cletins na falsificação das contas de energia, foi descartada.

Os crimes

Abdnego Fernandes da Silva está preso em Araguaína e vai responder por 3 crimes inafiançáveis: Inscrição fraudulenta de eleitor, corrupção eleitoral e falsificação de documentos. A pena pode chegar até 5 anos de reclusão, mas a Justiça pode decidir pela atenuação da mesma. (Fonte: Fernando Almeida)

Fonte: portalnorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário