terça-feira, 6 de novembro de 2012

Faltam 55 dias

 
Faltam 55 dias para o prefeito eleito da Serra do Mel-RN, Manoel Cândido, do PT, tomar posse como prefeito no município de Serra do Mel, e fazer uma administração onde o cidadão tenha um projeto administrativo sobretudo com a participação efetiva com o povo da Serra.
 
Vejam o exemplo de uma administração pública moderna comprometida com os interesses e necessidades, orçamento participativo, projetos que visam ouvir o cidadão adotando sobretudo tecnologia de transparência, tornando o povo fiscal dos atos administrativos da municipalidade.  A administração que o povo sonhou em breve se tornará realidade.
 
Gestão premiada

Melhor cidade do Brasil está no ABC paulista, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal das Nações Unidas
Outubro/2003
Edição 45
São Caetano do Sul, é a melhor cidade brasileira em qualidade de vida.
Os idosos têm atenção especial da gestão unicipal

São Caetano do Sul, localizada a 12 quilômetros da Grande São Paulo, é a melhor cidade do país em qualidade de vida. O resultado foi divulgado pela ONU - Organização das Nações Unidas, responsável pelo levantamento do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDH-M. Segundo a avaliação da ONU, nos últimos dez anos, a cidade do Grande ABC apresentou excelente índice de qualidade de vida, 9,14%, passando de 0,842 em 1991, para 0,919 em 2000. Com uma população de 140.144 habitantes, o IDH de São Caetano do Sul, é comparado ao de cidades como Wellington ou Auckland, na Nova Zelândia.



Resultado das conquistas sócio-econômicas
obtidas nos últimos anos



Embora esteja inserida na Região Metropolitana de São Paulo, uma das áreas com mais problemas do país, São Caetano do Sul recebeu o título pela terceira vez. A cidade lidera a classificação geral e, também, ficou com o primeiro posto na dimensão longevidade, com uma esperança de vida ao nascer de 78,2 anos (média igual à dos gregos – o país é o 14º entre 173 nações, segundo o relatório do Desenvolvimento Humano 2002). São Caetano ainda é a segunda nos rankings das dimensões educação e renda. Apresenta o índice mais equilibrado entre as três dimensões que compõem o IDH. Para se ter uma idéia da importância desta comparação com a qualidade de vida em cidades da Nova Zelândia, se São Caetano do Sul fosse um país, estaria na 19ª posição mundial, à frente da própria Nova Zelândia, da Itália, Espanha, Grécia, Chile e Argentina.
Para o prefeito de São Caetano do Sul, Luiz Tortorello, a cidade tem recebido destaque, devido à série de conquistas sócio-econômicas obtidas nos últimos anos. “A Organização das Nações Unidas conferiu à cidade, o título de município brasileiro com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), um dado que espelha a renda (calculada através do PIB per capita, expresso em dólares, e ajustado para refletir a paridade do poder de compra entre os países), longevidade da população (expressa pela esperança de vida ao nascer) e grau de maturidade educacional (definido pela taxa de alfabetização de adultos e a taxa combinada de matrícula nos três níveis de ensino). Em nosso município, temos menos de 1% de analfabetismo; 18,5% da população têm nível superior completo; a cidade possui 100% de infra-estrutura (água, luz e esgoto); a renda per capita é estimada em US$ 16,5 mil e, 35,5% da receita do município, foram aplicadas na área de educação, em 2002”, destaca o prefeito.



Correta aplicação do
dinheiro público



Luiz Tortorello afirma que, “nossos indicadores sociais mostram uma realidade positiva e pró-ativa, construída de forma constante, insistente, teimosa. O IDH alto, resulta também, do modelo de gestão pública adotado, que já rendeu à cidade, em julho, o prêmio de Gestão Fiscal Responsável, concedido pelo Conselho Federal de Contabilidade. É a correta aplicação do dinheiro público. Quem não tem dívidas, planeja como quer. Tem tranqüilidade para gerenciar o orçamento, só se preocupa em desenvolver projetos e investir em áreas que a cidade mais precisa”, alerta o prefeito.
Com um modelo de gestão equilibrada, voltada inteiramente para o bem da população, a Prefeitura de São Caetano do Sul é um modelo para as demais prefeituras brasileiras. No município, por exemplo, não faltam vagas na rede escolar que, tem 39 mil estudantes, 21 escolas estaduais, 38 municipais e quatro universidades. As escolas, inclusive as da rede estadual, recebem melhorias constantes na infra-estrutura e benefícios dados diretamente aos professores, dentre outros aspectos.



Ações voltadas para o
bem-estar dos idosos



A longevidade registrada pelo IDH em São Caetano do Sul, é devida a fatores como a origem européia de grande parte da população - a maioria italiana - aliada à qualidade de vida, que se reflete na política municipal de oferecer saúde e atividades de recreação, lazer e esportes adequados a cada faixa etária. A cidade possui, por exemplo, dois centros da terceira idade, aos quais estão associados mais de 16 mil idosos. Eles têm piscina para aulas de hidromassagem, cursos de informática, esportes, ônibus para fazer excursões e uma assistência na área de saúde, que é também preventiva. “É a melhor cidade do mundo para os idosos”, diz o prefeito Luiz Tortorel-lo, acrescentando, “tratamos bem os nossos idosos, oferecendo programas específicos de saúde, esportes e lazer para essa população. Isso tudo reflete em pessoas mais saudáveis, fortes e felizes, que vivem mais e com maior qualidade de vida”, destaca.
A cidade tem Índice de Desenvolvimento Humano Municipal
comparado ao da Nova Zelândia, segundo a ONU

O trabalho realizado pela Prefeitura de São Caetano do Sul, vem rendendo outros destaques para a cidade. Nas áreas de Educação, Cultura, Saúde e Esportes, a cidade foi classificada pelo UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância, como a terceira melhor do país e a segunda melhor de São Paulo, no atendimento à infância, em 2000. São Caetano também é líder no ranking da inclusão digital no Brasil, no quesito domiciliar. Um total de 41% da população tem computador em casa. Neste ano, a cidade também foi apontada como a sexta melhor do país para se fazer carreira, de acordo com estudos realizados pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.
Se de um lado, São Caetano do Sul é o município com o menor índice de exclusão social do país, os dados divulgados pela ONU, também evidenciaram a disparidade existente entre as regiões brasileiras. Das 100 localidades com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal mais alto, somente quatro delas, estão fora das regiões Sul e Sudeste. Duas têm condições especiais: o arquipélago de Fernando de Noronha, a única entre as 100 do Nordeste, e a capital, Brasília, na região Centro-Oeste. Nessa mesma região, estão duas cidades agrícolas com bom nível de vida, Campos de Júlio (MT) e Chapadão do Céu (GO). Dentre os 100 municípios com menor IDH, todos estão nas regiões Nordeste e Norte.



Dados da ONU mostram
disparidades no país



Talvez, um dia, todos os municípios brasileiros alcancem os resultados positivos de São Caetano do Sul. “Todos os prêmios que a cidade ganhou, nos últimos anos, mostram o acerto nas políticas públicas que adotamos. Administrar os recursos públicos, focando a melhoria de vida da população, é um dever e uma obrigação dos prefeitos”, finaliza Luiz Tortorello.


Nenhum comentário:

Postar um comentário