quarta-feira, 6 de março de 2013

Um Revolucionário , sim .


Hugo Chávez, o tenente-coronel reformado que governou a Venezuela por quase 13 anos projetando uma imagem de invencibilidade no comando de sua revolução bolivariana, não conseguiu vencer a batalha contra o câncer


Líder inconteste desde que chegou à Presidência da Venezuela em 1999 e influente ator na região, Chávez morreu antes de tomar posse, prevista para 10 de janeiro (AFP PHOTO/Geraldo Caso )
Líder inconteste desde que chegou à Presidência da Venezuela em 1999 e influente ator na região, Chávez morreu antes de tomar posse, prevista para 10 de janeiro

Caracas - Hugo Chávez, o tenente-coronel reformado que governou a Venezuela por quase 13 anos projetando uma imagem de invencibilidade no comando de sua revolução bolivariana, não conseguiu vencer a batalha contra o câncer e morreu nesta terça-feira (5/3) aos 58 anos.

Líder inconteste desde que chegou à Presidência da Venezuela em 1999 e influente ator na região, Chávez morreu antes de tomar posse, prevista para 10 de janeiro após a sua terceira reeleição consecutiva na eleição presidencial de outubro de 2012. O presidente sempre confiou em sua recuperação e tinha como objetivo governar a Venezuela até 2030 para continuar aprofundando o que batizou como "socialismo do século XXI" neste país com as maiores reservas de petróleo do mundo.

Com um grande domínio dos meios de comunicação e uma energia transbordante, Chávez se tornou onipresente na vida dos venezuelanos. Seduzia com seu carisma e desafiava constantemente seus opositores, que apenas em poucas ocasiões conseguiram derrotá-lo nas urnas. O presidente começou a gerar sua revolução em 1982, quando, em um encontro privado com um grupo de companheiros de armas, jurou "não descansar até ver rompidas as correntes que oprimem o povo pela vontade dos poderosos".

Em 4 de fevereiro de 1992, liderou um fracassado golpe de Estado contra o então presidente Carlos Andrés Pérez, que o colocou na prisão, mas também o transformou num personagem popular para todos os venezuelanos, cansados de um sistema político com dois grandes partidos desgastados.

fonte: correio Brasiliense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário