terça-feira, 2 de abril de 2013

Porque eles são chamados de bacurau ?



Bacurau

Detalhar som


Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Caprimulgiformes
Família: Caprimulgidae
 Vigors, 1825
Espécie: H. albicollis
Nome Científico
Hydropsalis albicollis
(Gmelin, 1789)
Nome em Inglês
Pauraque


Eles agem na escalada da noite , mas tem vôo curto, isto é,  não vão muito longe, não gostão da luz, prefere a escuridão para agir.

Bacurau

O bacurau é uma ave caprimulgiforme da família caprimulgidae. Conhecido também como curiango, curiango-comum, ju-jau, amanhã-eu-vou (em Minas Gerais), ibijau, mede-léguas, acurana e a-ku-kú (nomes indígenas - Mato Grosso).

Características

Mede cerca de 30 centímetros de comprimento. O macho apresenta uma larga faixa nas asas (observada em voo) e os lados da cauda brancos e a fêmea possui uma estreita faixa amarelada nas asas e somente a ponta da cauda branca.

bacurau macho

bacurau fêmea

Alimentação

Sai para se alimentar à noite. Captura insetos em voo.

bacurau se alimentando

Reprodução

Os ninhos são colocados diretamente no solo. Põe 2 ovos amarelo-avermelhados manchados de marrom. Os filhotes possuem uma camuflagem quase perfeita, pois possuem uma coloração muito semelhante à da folhagem seca do chão da mata e quando os pais abandonam o ninho, eles permanecem imóveis, sendo muito difícil visualizá-los. Tanto o macho como a fêmea cuidam dos filhotes.

Casal de bacurau

Ninho de bacurau

Ovo de bacurau

Hábitos

Comum em bordas de florestas, capoeiras abertas, campos com árvores isoladas, cerrados, capões de mata podendo também ser encontrado em matas secundárias e em processo de reflorestamento. Vive no chão. Só é visto durante o dia somente se espantado. Nestas ocasiões, voa curtas distâncias e logo volta a sumir em meio à vegetação rasteira, procurando se camuflar em meio as folhagens no substrato.

Distribuição Geográfica

Todo o Brasil, onde há florestas ou capoeiras, e também dos Estados Unidos e México até a Bolívia, Paraguai e Argentina.

  Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

Galeria de Fotos


Nenhum comentário:

Postar um comentário