quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Os profetas do tempo estão observando a natureza e diz que em 2013 vai chover mais do que em 2012 no nordeste do Brasil.






Profetas da Chuva se reúnem e discute o Inverno 2013


profetas 03Este é o 5° Encontro dos Profetas da Chuva, homens e mulheres que observam os sinais da Natureza e traduzem o que esses sinais dizem sobre a previsão das chuvas. O encontro aconteceu na localidade Tapera dos Vital durante todo o dia deste domingo (27) e contou com a presença de oito profetas. Infelizmente nenhuma profetiza esteve no encontro desta vez. O evento é realizado pelo Centro de Formação Mandacaru de Pedro II através da antropóloga Adeodata dos Anjos.
Este já é o quinto encontro dessas sábias pessoas que aprenderam com seus pais ou avós a traduzir o que plantas e animais mostram sobre a previsão das chuvas. Até alguns anos atrás não havia apresentadores em TVs falando sobre a previsão do tempo. Com o passar dos anos o agricultor aprendeu com a natureza a ler o tempo. Essa leitura vai desde um pássaro, formigas, plantas até o vento. Isso se tornou ato cultural pela necessidade do próprio povo para que ele criasse seu meio de se prevenir e assim poder planejar a produção de sua roça. Essas leituras foram passando de pais para filhos e hoje mesmo com toda a tecnologia e acesso a in formação o agricultor não abre mão de fazer sua leitura do tempo.
Há inclusive Entidades como o Mandacaru que se interessa em unir essas pessoas para que elas possam dividir umas com as outras suas observações sobre o inverno vindouro. E assim tem sido nos últimos cinco anos.
profetas 02
Previsões para o inverno de 2013 segundo os Profetas
A proposta do Encontro dos Profetas da Chuva não é criar disputa entre eles de quem sabe mais tão menos se compararem com os Institutos de Meteorologias. Mas sim debaterem suas idéias e assim passar para as pessoas que tenham interesse por esta informação o que eles perceberam para o inverno. A Imprensa esteve presente para registrar e divulgar os resultados desse Encontro.
As observações, claro não foram iguais e nem poderia ser mesmo afinal são previsões e cada um tem seu jeito de observar a natureza.
Porém, na fala da maioria dos profetas se percebeu dois pontos interessantes. O primeiro foi que o inverno de 2013 será melhor do que foi 2012. O segundo ponto foi que o período mais chuvoso desse inverno deve acontecer nos meses de março e abril. Em se conformar essa observação será um ano melhor para produzir alimentos da agricultura familiar. Vamos aguardar e torcer que eles tenham traduzido a mensagem da natureza com fidelidade. A natureza pode mudar o tempo até duas horas antes daquilo que estava previsto. Mas, os profetas da chuva já acertaram muitas outras vezes.
O encontro dos profetas este ano teve um trabalho de grupo em que os participantes puderam responder a seguinte pergunta. Diante do que vimos e ouvimos nesse encontro que ações podemos trabalhar no nosso semiárido para a convivência com futuras estiagens? Foram várias as respostas que podem ser conferidas nos programas do Mandacaru na Matões FM sempre as terças feiras às 18 horas pois foram gravadas. Entre elas teve respostas como a criação de pequenos animais, produzir em roças orgânicas e armazenar água no período de chuvas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário