quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Só muita chuva e temperatura baixa vai expulsar a mosca branca dos nossos Cajueiros.


Com a  seca prolongada , o parecimento da mosca branca , fungos , tripes e cupins  e outros , os nossos pomares de cajueiro começa a morrer. Só um bom inverno pode mudar a situação. 


MOSCA- BRANCA AFETA PRODUÇÃO DO CAJU


 

Os agricultores e produtores rurais de Mossoró não têm muito o que comemorar em termo de produção. Além da forte seca deste ano que acabou com a plantação de feijão e milho de muitos deles, a praga da mosca-branca está causando diversos prejuízos à produção de caju nos assentamentos do município.

De acordo com Maria Aparecida, moradora e produtora de caju no assentamento Fazenda Nova, o assentamento tem mais de 240 hectares destinadas para a produção de caju, no entanto a praga afetou a produção e as árvores ainda não deram nenhum fruto.

“Até agora, a gente não colheu caju para fazer nenhum suco. No ano passado foram colhidos mais de mil quilos de castanha, este ano não deu nenhum quilo. A mosca-branca está acabando com tudo”, relata.

Além da produção de caju estar comprometida, a produtora avisa que outras fruteiras também estão sendo afetadas, como acerola, limão, graviola e goiaba. “O caju a gente planta para vender, já as outras frutas são mais para nosso consumo. Todas as plantações estão comprometidas e prejudicadas com a mosca-branca”, dispara.



Mosca-Branca – Até os anos 70, o cajueiro - produto de grande importância socioeconômica - era considerado resistente às pragas. Mas com o aumento das plantações, os ataques da mosca-branca tornaram-se um problema sério, tanto para os cajucultores quanto para os apicultores.

A criação de abelhas produtoras de mel é bem comum próximo aos pomares de caju e o uso de inseticidas químicos para combater a mosca-branca do cajueiro que prejudica a qualidade do mel.

As pesquisas revelam que o ataque da mosca-branca nos cajueiros do Nordeste, principalmente no semiárido é mais intenso na seca. E é justamente nessa época que as abelhas visitam as flores do cajueiro para produzir o mel.

Para combater a praga sem agrotóxicos, os produtores podem fazer o uso dos óleos de mamona, de Nim e de soja, pois eles não causam nenhum mal às abelhas e não afeta a produção de mel.

A mosca-branca deposita as fezes nas folhas dos cajueiros, provocando o desenvolvimento de fungos que deixam as folhas com uma mancha branca. Isso prejudica o crescimento das plantas e afeta diretamente na renda do produtor.

                        Fonte: Gazeta do Oeste,Edielson Soares
 

Um comentário:

  1. Olá, sou do município de Ocara - Ceará, neste período também estamos com este problema nos cajueirais.

    ResponderExcluir